ARTE TERAPIA                                                                                                                                            ARTES PLÁSTICAS                                                                                                                                                           OFICINAS

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

OFICINA DE ARTE E MANDALA

Pensando em oferecer um curso de artes plásticas diferenciado, onde se pudesse além de desenvolver a criatividade também aprender a técnica do desenho e da pintura estruturei a Oficina de Arte.

A Oficina tem como objetivos favorecer o desenvolvimento da criatividade através de técnicas expressivas, dentre elas a pintura e a colagem; facilitar o aprendizado do desenho de observação através do estudo da paisagem, natureza morta, figura humana e releituras de obras de arte e assim, promover o desenvolvimento da concentração e sensibilidade através de exercícios que estimulem o lado direito cerebral.

Inicialmente a Oficina propõe o estudo do desenho porque considera necessário o domínio desta técnica para que este aprendizado permita explorar ao máximo nossas idéias criativas. Dessa forma dominando o desenho nos sentiremos mais aptos a traçar a composição que desejarmos fazendo ampliações e reduções do desenho quando quisermos. Precisamos de liberdade de criação e quanto mais dominarmos o desenho mais à vontade estaremos para registrar graficamente nossas idéias e sentimentos, além disso, para um bom desempenho na pintura é importante ter noção de claro-escuro (volumetria) e equilíbrio formal, tópicos desenvolvidos enquanto se aprende a desenhar.

Na verdade todos somos capazes de desenhar e consequentemente pintar, basta a lembrança de nossos ancestrais se comunicando através dos desenhos nas cavernas onde habitavam. Na atualidade em estudos sobre o cérebro humano já está comprovado que cada hemisfério (lado) é responsável por determinadas ações. O hemisfério esquerdo é lógico, racional, temporal e linear enquanto que o direito é vinculado à comunicação não-verbal, a síntese, a não-temporalidade (não tem senso de tempo e talvez seja por isso que quando estamos realizando uma atividade criativa não percebemos o tempo passar), e senso espacial (vê onde as coisas se situam em relação ao outro/ percepção visual).

Por isso quando utilizamos as artes plásticas com o propósito de desenvolver a nossa criatividade consequentemente iremos desenvolver a percepção visual.

A Oficina de Arte e Mandala é oferecida a todas as pessoas maiores de 14 anos que desejam aprender a desenhar, pintar e soltar a criatividade! Não é necessário conhecimento prévio da técnica de desenho ou ter “aptidão especial para artes plásticas”.

Sendo assim com o intuito de soltar a imaginação e perder o medo de desenhar faremos exercícios para desenvolver o hemisfério direito cerebral com a técnica desenvolvida pela doutora em artes, Betty Edwuards, escritora do conhecido livro “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro”.

Paralelo a Oficina de Arte oferecíamos o curso de Mandalas para aqueles que desejavam criar mandalas através de técnicas expressivas obtendo resultados inovadores. Porém, ao final ou durante este, acontecia do aluno sentir necessidade de criar desenhos aprimorados para elaborar suas criações e buscavam a Oficina deixando curiosos outros alunos em relação ao traçado de Mandalas. Dessa forma resolvemos unir a Oficina e o Curso de Mandala para que o aluno sinta-se a vontade de desenvolver ora um ora outro conhecimento.

Acontece nos meses de março, abril, maio, junho e agosto, setembro, outubro e novembro. São dois módulos, o primeiro semestre é voltado para o grupo dos “Iniciantes” e o segundo para o grupo dos “Veteranos”. As turmas são reduzidas e os ensinamentos individualizados.




Larissa Seixas

ASBART- UBAAT- 0029-H
Arteterapeuta Junguiana e Artista Plástica
Lara.ciranda@terra.com.br
Tels: 33743796/ 87563796

Psycoarte – Alm. Benevento, Centro Empresarial Itaigara Sul, sala 110, Itaigara, CEP: 41825000
Salvador – Bahia – Brasil